Pela primeira vez a turista Sonja Dummel, de Santa Catarina, conheceu Maceió através de sua viagem de cruzeiro MCZ Orchestra, o primeiro navio da temporada de 2013/2014 que atracou nesta quinta-feira (07), no Porto de Maceió. “No próximo ano retornarei à cidade para ficar uma temporada e conhecer melhor Maceió, que tem belas praias”, disse a cruzeirista que aproveitou a estadia na capital alagoana para comprar artesanato. Ela e suas duas amigas escolheram o bordado para levar como lembrança da cidade, e cada uma gastou em média R$200 em compras com o artesanato.
“Os turistas de cruzeiro, além de movimentar a economia da cidade com gastos em artesanato, passeio, gastronomia e transporte, em sua grande maioria também retornam a cidade como hospede”, informou a secretária-ajunta do Turismo de Maceió, Claudia Paiva, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) instalado no Estacionamento do Jaraguá.
[funcionario recebe turistas com mapa de maceio1] No CAT, os turistas recebem mapa da cidade de Maceió em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano), e os folhetos ‘Navegue pelos Museus’ e Ande pela Cultura, do Centro e Jaraguá em dois idiomas (português e inglês). Os funcionários da Semptur também estão no CAT para tirar as dúvidas e passar mais informações sobre a cidade.
Segundo a coordenadora do CAT, Cristina Quirino, boa parte dos turistas querem saber como chegar no Centro, onde pegar ônibus para conhecer o centro, as praias, o artesanato e os bancos.
“Todos os turistas que desceram do navio querem o mapa para melhor localizar e andar pela cidade. Neste primeiro dia de cruzeiro foi tudo muito tranquilo, e este ano contamos com a parceria de estudantes de turista da IFAL que também dão informação aos turistas”, disse a coordenadora.
O turista Iruá Coelho, do Rio Grande do Sul, como gosta de história preferiu levar no bolso o guia ‘Navegue pelos Museus’ para conhecer mais a história da cidade. Já o argentino Jorge Yaya disse que a cidade e as praias são belas, e escolheu apreciar a praia da Pajuçara.
[funcionario recebe turistas com mapa de maceio] O diretor de Operação de Trânsito, Zenildo Filho, da SMTT, informou que a operação para receber bem os turistas foi um sucesso. “Organizamos a fila de táxi para longa e pequena distância para melhor orientar os turistas, e as vans também estavam ordenado de filas. Nosso principal objetivo é organizar o transito para o visitante aproveitar melhor o tempo em Maceió”, disse.
Os turistas que já estavam com passeios comprados assim que desceram do navio pegaram os ônibus das agências receptivas. Já os passageiros e tripulantes que preferiram fazer outros roteiros turísticos em Maceió, a administração Porto disponibilizou transporte gratuito do cais até o Estacionamento do Jaraguá, tanto na chegada quanto na partida. No próximo domingo, dia 10, o navio SEABOURNE QUEST, chegará às 7h e permanecerá em Maceió até as 14h. A temporada segue até março, e até o momento estão confirmadas 21 atracações.